“Caminhos Erico Verissimo”: O início da aventura

Caminhos Erico Verissimo - Da Janela - Wanderley Garcia e Gloria Cavaggioni

Organizamos em 40 dias uma viagem que por 30 anos desejei fazer. O resultado foi a mais incrível experiência de mergulho na história e na literatura que jamais imaginei realizar. Lógico que não fiz tudo sozinho e Gloria, como sempre, foi a companheira perfeita para a loucura que realizamos entre janeiro e fevereiro de 2022. A partir desta publicação de estreia você vai conhecer esta nossa aventura que reúne turismo, literatura e jornalismo.

Saímos em busca da vida e da obra de Erico Verissimo, o escritor gaúcho que contou como ninguém a saga da formação do Rio Grande do Sul. Sua obra maior e que motivou nossa viagem, O Tempo e o Vento, foi a principal referência que tivemos. Mas também nos guiaram pelos pagos as memórias de Solo de Clarineta, o Incidente em Antares e o sucesso de Olhai os Lírios do Campo.

Por treze dias viajamos numa volta que começou em Porto Alegre, seguindo por Bagé no sul do estado, chegando a São Borja no extremo oeste gaúcho e voltando para Porto Alegre após uma passagem importante por Cruz Alta, cidade natal do escritor. Ao todo, foram 12 cidades em 13 dias e um roteiro de quase 1,5 mil quilômetros apenas no Rio Grande do Sul.

Os detalhes do nosso roteiro você pode conhecer aqui.

Em nossa expedição de turismo literário, que chamamos de “Caminhos Erico Verissimo”, pudemos mergulhar no universo que cercava o autor e assim compreender melhor sua obra e suas inspirações. As paisagens urbanas e rurais que encontramos se tornaram alimento para fomentar nosso desejo por ler ainda mais os livros de Erico.

Passeamos pelas ruas do bairro Petrópolis, onde o escritor caminhava e criava diálogos e situações que mais tarde iriam compor seus romances. Vimos a poltrona onde ele corrigia incansavelmente os textos até chegar ao seu ponto máximo. Vislumbramos os lagos naturais nos pampas que trouxeram a Teiniaguá para dentro de O Continente, primeiro volume de O Tempo e o Vento. Nos emocionamos ao fim do dia à margem brasileira do Rio Uruguai enquanto Incidente em Antares inundava dentro de nós. Estivemos onde tudo começou: nas ruínas de São Miguel das Missões e no quarto onde Erico nasceu em Cruz Alta.

Neste blog vamos contando aos poucos o que colhemos de pitoresco, de belo, de apaixonante. Quem sabe você também se entusiasme em fazer uma aventura de turismo literário, ou, caso já tenha feito, compartilhe sua experiência com a gente?

E depois de contarmos bastante histórias desta aventura, queremos falar também de outras, mais curtas, que já fizemos e também daquelas que virão.

Embarque com a gente nestes “Caminhos Erico Verissimo”! Até a próxima!

Por Wanderley Garcia e Gloria Cavaggioni. Casal de jornalistas apaixonados por viagens e literatura. Têm pós-graduação em educação e são criadores e editores do site dajanela.com.br

Saiba mais sobre a Expedição Literária Caminhos Erico Verissimo:

Facebook Ícone Instagramdajanela.com.brLogo Whatsapp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome