De 28 de setembro e 2 de outubro (segunda a sexta-feira), o Itaú Cultural recebe inscrições para o projeto Infâncias Plurais, realizado com apoio do Instituto Alana. A lista de selecionados para as 400 vagas disponíveis será divulgada até o dia 14 outubro, no mesmo
endereço eletrônico. No final, até 40 projetos selecionados por uma comissão montada pelas duas organizações poderão receber três mil reais, quando realizados individualmente, e cinco mil reais, para aqueles feitos em grupo.
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No dia 28, as duas instituições realizam live de abertura, com a coordenadora de Educação do Instituto Alana, Raquel Franzim, e a gerente de Memória e Pesquisa do Itaú Cultural, Tatiana Prado. Na sequência, a fala é do filósofo Renato Nogueira, que fez uma reflexão sobre o tempo da infância e o lugar da criança nestes tempos pandêmicos, aberto para as
perguntas do público. A transmissão pode ser assistida nas redes do Itaú Cultural e também aqui na página Da Janela.
Infâncias Plurais tem como objetivo inspirar produções culturais infanto-juvenis e contribuir com o direito ao desenvolvimento integral da criança. Pensado para fomentar e reconhecer a produção cultural de pessoas que trabalham diretamente com crianças e adolescentes, o projeto oferece encontros com profissionais do setor e um laboratório de criação para executar um produto cultural voltado para este público.
A carga horária prevista de até 50 horas é composta por conversas online com convidados, material de apoio com textos e vídeos para acesso sem hora marcada, debates entre os participantes e laboratórios de criação de produtos culturais voltados à infância. Totalmente online, o acesso será realizado pelas plataformas Google Classroom, Google Meet e Zoom, com encontros realizados às segundas, quartas e sextas-feiras, às 17h, entre os dias 16 de outubro e 20 de novembro. Infâncias Plurais é destinado a pessoas que atuam na área cultural ou educacional, com experiência em produções e processos culturais ou de arte dedicados às infâncias e adolescências.
Durante a jornada, os inscritos deverão criar e executar um produto cultural voltado para o público entre 7 e 14 anos que possa ser disponibilizado via aplicativo de mensagens ou redes sociais. O formato deve ser obrigatoriamente em audiovisual de até 120 segundos, cujo conteúdo pode focar em: artes integradas, artes digitais, artes cênicas (teatro, dança, circo e artes do corpo), artes visuais, audiovisual, brinquedos e brincadeiras, contação de histórias, leitura e mediação, literatura, música, manifestações populares. Os produtos poderão ser confeccionados individualmente ou em grupos desde que formado exclusivamente por participantes inscritos na jornada. Depois de finalizados, passarão por uma seleção e até 40 deles receberão três mil reais, em caso de projetos individuais, e cinco mil reais, os feitos em grupos.Ĩnf