Liberdade Liberdade se mobiliza para ajudar artistas em Piracicaba

Movimento vende ingressos antecipados para a peça Franciso, Um Guerreiro da Paz

Jhoão Scarpa na peça Francisco, um Guerreiro da Paz (foto: Marcio Abegão)
Renda da venda antecipada de ingressos da peça Francisco, um Guerreiro da Paz, com Jhoão Scarpa , será revertida para ajudar artistas (foto: Marcio Abegão)

São Francisco de Assis dedicou sua vida à solidariedade. Talvez seja por isso que o espetáculo “Francisco, Um Guerreiro da Paz” terá sua venda de ingressos antecipada para ajudar artistas em Piracicaba que estão em dificuldades devido à epidemia de coronavírus (covid-19). A ação solidária é desenvolvida pelo Movimento Liberdade Liberdade, formado por cerca de 100 artistas da cidade.

A venda antecipada acontece até o dia 30 de abril  e com o resultado o grupo pretente ajudar profissionais que estão sem trabalho. Haverá duas sessões na noite de 4 de julho, no Ponto Cultura Arte Garapa (Rua Dom Pedro 2º, 1.313, Centro). A data de apresentação está sujeita a alteração. Os ingressos individuais têm preço único de R$ 20 e podem ser adquiridos antecipadamente, até o dia 30 de abril, com Cynthia, pelo Whatsapp (19) 99641-4810.

Da Janela traz para você uma seleção de atividades culturais para aproveitar em casa durante a quarentena.

O espetáculo é um monólogo com o ator piracicabano Jhoão Scarpa e está em cartaz há dois anos. A atuação na peça ajudou Scarpa a conseguir ser contratado pelo SBT, onde deve começar a trabalhar após o final da quarentena.

O fechamento de bares e espaços culturais e a proibição de realização de eventos que gerem aglomeração de pessoas têm deixado muitos artistas em dificuldades financeiras. Aqueles que vivem de suas apresentações perderam toda ou boa parte de sua renda. O Liberdade Liberdade espera com isso ajudar os mais atingidos. O movimento está fazendo um levantamento junto aos artistas para saber quem são e quais as dificuldades enfrentadas.

Por outro lado, artistas também querem que a Prefeitura apresente propostas emergenciais para  ajudar artistas em Piracicaba e criticaram um edital lançado pela Secretaria de Ação Cultural e Turismo nesta semana.

Do teatro para a TV

Saiba mais sobre o espetáculo (texto elaborado pela produção do evento):

Em julho, o monólogo “Francisco” completa dois anos em cartaz, com resultados positivos de público e crítica pela atuação do já consagrado ator piracicabano Jhoão Scarpa. O espetáculo, de seus mais recentes, foi um dos carimbos no passaporte para o convite à atuação em novelas do SBT, onde Scarpa estreia ainda este ano, após o período de pandemia e o retorno das atividades artísticas da emissora. “Todo ator é composto de uma série de vivências na pele dos personagens mais diversos. O teatro é um elemento transformador na sociedade, é o lugar da alma do ator, da liberdade de seu desenvolvimento e do preparo para novas possibilidades”, afirma Scarpa, que comemora 28 anos de carreira.

Ele convida a ver “Francisco” especialmente neste ano histórico, pela possibilidade do contato do público com os ensinamentos de São Francisco de Assis, que depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, desenvolvendo profunda identificação com os problemas de seus semelhantes. Também intitulado de Irmão Sol, Francisco nasceu em Assis, na Itália (1182 – 1226), batizado como Giovanni di Pietro di Bernardone, e por seu apreço à natureza é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.

O texto, desenvolvido por Cristiane Costa, propõe uma reflexão sobre amor, paz e a importância do meio em que vivemos e das pessoas com as quais o compartilhamos. “Bastante adequado para a proposta do Movimento Liberdade Liberdade, que lança seu olhar neste momento para a necessidade de nossos semelhantes, até porque nós as conhecemos”, salienta Scarpa.

O monólogo trata de forma livre as relações entre os seres, utilizando diálogos com o público no decorrer das s e, por adereços, descobrindo a presença de representações importantes na vida do protagonista, como sua mãe, Antônio de Pádua, Clara, Frei Leão e outras que compõem trama e trajetória de Francisco. Jhoão Scarpa dialoga diretamente com as pessoas, olhando-as nos olhos, sentindo-as, tocando-as emocionalmente.

Serviço: Venda antecipada de ingressos para ajudar artistas em Piracicaba

Espetáculo: “Francisco, Um Guerreiro da Paz”.
Monólogo com o ator Jhoão Scarpa.
Duas sessões dia 4 de julho de 2020 (data sujeita à alteração)
Local: Ponto Cultura Arte Garapa, rua Dom Pedro 2º, 1.313, Centro.
Ingressos individuais: preço único de R$ 20
Compras antecipadas até dia 30 de abril, com Cynthia, pelo Whatsapp (19) 99641-4810.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome