Beatles Cordel: Rafael Beibi traz música e poesia em rica mistura

Beatles Cordel

Beatles Cordel nasceu da vontade de misturar duas grandes paixões do cantor Rafael Beibi: música nordestina e Beatles. Com a ideia na gaveta desde 2014, foi em 2019 que Beibi começou a dar respiro ao projeto convidando os músicos Matheus Tagliatti, Rafa Virgulino, Alysson Salvador e Guegué Medeiros, e o ator Giovani Bruno, para começar os ensaios desse show musical com algumas intervenções teatrais. Assim, a banda pegou a estrada e fez os primeiros shows do Beatles Cordel ainda em 2019, parando em 2020 devido à pandemia.

Beibi conta que toda a sua vida profissional na música foi tocando e cantando forró pé de serra, e a influência de Beatles é algo que está presente desde a infância, então a vontade de misturar as duas coisas era forte, mas só a mistura em si deixava a sensação de algo faltando. Então veio a ideia de um personagem, Seu Quité, um poeta matuto nordestino que vive sozinho no meio do sertão e tem como sua única companhia um radinho de pilha. Um dia Seu Quité acha nesse rádio, quase como mágica, uma estação que só toca Beatles, e instantaneamente se apaixona pela banda; porém, não faz ideia de quem ou como são os Beatles. Como para Seu Quité tudo o que ele ouve é forró, ele logo quer saber “de onde ​veio esse forró doido cantado em estrangeiro” e assim, a banda ganha vida no palco através da imaginação desse personagem, que vai descobrindo os garotos de Liverpool e dividindo suas indagações com o público.

Entre uma música e outra, a poesia entra em cena na voz Giovani Bruno, interpretando Seu Quité, e Rafael Beibi, que interpreta “John Lennon da zabumba”, ou João Eleno, como Seu Quité prefere chamá-lo.

A ideia do show foi adaptada para o primeiro disco da banda, que leva o nome homônimo de Beatles Cordel. Lançado em maio de 2021, o disco traz 08 releituras de músicas dos Beatles, alguns textos do show e outros exclusivos para o álbum. Contando com as participações especiais de Lucy Alves, Zé Pitoco, Bruno Lins e Sapopemba, o disco tem sido um sucesso aclamado pela crítica e pelo público.

Texto: Beatles Cordel (divulgação).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome