Um passeio virtual pelo Metropolitan Museum of Art, de Nova York, é uma ótima pedida para este período de quarentena e recolhimento social. O site disponibiliza uma coleção de 578 livros para ler on-line ou baixar em PDF gratuitamente. São títulos sobre artes, a maioria em inglês, que valem a pena ser conferidos. A biblioteca digital não exige cadastro e permite pesquisa utilizando diversos filtros, como por exemplo, arte organizadas por continentes ou mesmo da pré-história e do período medieval.
Os livros foram publicados pelo próprio museu nos últimos 50 anos, informa o site Hypeness. Ali você pode encontrar inclusive os catálogos das exposições que passaram pelo MET nas últimas décadas. Segundo o Hypeness, os títulos favoritos dos usários são uma obra do estilista Alexander McQueen, um guia sobre os antigos hieróglifos egípcios, e um catálogo sobre o pintor italiano Caravaggio.
Além dos livros, o Metropolitan Museum of Art oferece um rico acervo digital. Só de imagens, são quase 400 mil que podem ser consultadas. Imagens em alta definição permitem uma experiência de verificar detalhes das obras que às vezes até pessoalmente não é possível devido a restrições de aproximação da obra.
Outra forma de navegação é por meio da linha do tempo da história da arte da Fundação Heilbrunn. O conteúdo é vastíssimo e organizado por continentes. Mas, lembramos, os textos estão todos em inglês.
Veja outras opções para o período de quarentena.