Dicas de filmes: Dogville, Asas do Desejo e Metrópolis

Cena de Asas do Desejo de Wim Wenders
Filmes completos disponíveis no Youtube: Asas do Desejo (foto), Metrópolis e Dogville.

A partir de hoje, Da Janela traz sugestões de bons filmes que estão disponíveis no Youtube, de graça. Boa opção para aquela sessão pipoca em casa, pra se divertir e refletir.

Hoje nossas dicas são: Dogville, o Silêncio e Asas do Desejo.

Veja abaixo mais informações e o player.

Boa sessão e fique em casa.

Quer outras sugestões? Veja mais opções para a quarentena.

Dogville

2003 / 2h57min / Suspense, Drama.
Direção: Lars von Trier.
Elenco: Nicole Kidman, Paul Bettany, Patricia Clarkson.
Nacionalidades: França, Itália, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Holanda.
Sinopse: Anos 30, Dogville, um lugarejo nas Montanhas Rochosas. Grace (Nicole Kidman), uma bela desconhecida, aparece no lugar ao tentar fugir de gângsters. Com o apoio de Tom Edison (Paul Bettany), o autodesignado porta-voz da pequena comunidade, Grace é escondida pela pequena cidade e, em troca, trabalhará para eles. Fica acertado que após duas semanas ocorrerá uma votação para decidir se ela fica. Após este “período de testes” Grace é aprovada por unanimidade, mas quando a procura por ela se intensifica os moradores exigem algo mais em troca do risco de escondê-la. É quando ela descobre de modo duro que nesta cidade a bondade é algo bem relativo, pois Dogville começa a mostrar seus dentes. No entanto Grace carrega um segredo, que pode ser muito perigoso para a cidade.

 

Asas do Desejo – Wim Wenders

1987 / 2h 08min / Drama, Fantasia, Romance.
Direção: Wim Wenders.
Elenco: Bruno Ganz, Solveig Dommartin, Otto Sander.
Nacionalidades: Alemanha Ocidental, França.
Sinopse: Na Berlim pós-guerra, Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander) são anjos que perambulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles leem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão das almas que encontram. Entretanto, um dos anjos, ao se apaixonar por uma trapezista (Solveig Dommartin), deseja abrir mão de sua imortalidade para se tornar um humano e experimentar as dores e alegrias de cada dia.

Metropolis

1927 / 2h 33min / Ficção científica, Suspense.
Direção: Fritz Lang.
Elenco: Brigitte Helm, Alfred Abel, Rudolf Klein-Rogge.
Nacionalidade: Alemanha.
Sinopse: Metrópolis, ano 2026. Os poderosos ficam na superfície, onde há o Jardim dos Prazeres, destinado aos filhos dos mestres. Os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Trabalhadores. Esta poderosa cidade é governada por Joh Fredersen (Alfred Abel), um insensível capitalista cujo único filho, Freder (Gustav Fröhlich), leva uma vida idílica, desfrutando dos maravilhosos jardins. Mas um dia Freder conhece Maria (Brigitte Helm), a líder espiritual dos operários, que cuida dos filhos dos escravos. Ele conversa com seu pai sobre o contraste social existente, mas recebe como resposta que é assim que as coisas devem ser. Quando Josafá (Theodor Loos) é demitido por Joh, por não ter mostrado plantas que estavam em poder dos operários, Freder pede sua ajuda. Paralelamente Rotwang (Rudolf Klein-Rogge), um inventor louco que está a serviço de Joh, diz ao seu patrão que seu trabalho está concluído, pois criou um robô à imagem do homem. Ele diz que agora não haverá necessidade de trabalhadores humanos, sendo que em breve terá um robô que ninguém conseguirá diferenciar de um ser vivo. Além disto decifra as plantas, que são de antigas catacumbas que ficam na parte mais profunda da cidade. Curioso em saber o que interessa tanto aos operários, Joh e Rotwang decidem espioná-los usando uma passagem secreta. Ao assistir a uma reunião, onde Maria prega aos operários lhes implorando que rejeitem o uso de violência para melhorar o destino e pensar em termos de amor, dizendo ainda que o Salvador algum dia virá na forma de um mediador. Mas mesmo este menor ato de desafio é muito para Joh, que ouviu a fala na companhia de Rotwang. Assim, Joh ordena que o robô tenha a aparência de Maria e diz para Rotwang escondê-la na sua casa, para que o robô se infiltre entre os operários para semear a discórdia entre eles e destruir a confiança que sentem por Maria. Mas Joh não podia imaginar uma coisa: Freder está apaixonado por Maria.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome