Todos os gostos podem ser contemplados no carnaval 2020 em Piracicaba. Só não aproveita a folia quem não quer. O Da Janela reuniu as opções para o carnaval que você pode encontrar em nossas páginas ou então um resumo aqui nesta postagem.
Marchinhas, sambas-enredo e sambas tradicionais são a marca do carnaval de blocos que acontecem nas ruas da cidade e no palco do ginásio do Sesc Piracicaba.
Engenho e Largo dos Pescadores
A SemacTur (Secretaria de Ação Cultural e Turismo) preparou uma programação com sete blocos que sairão pelas ruas do Centro nos quatro dias de folia. Os principais pontos de apresentação dos blocos são o Engenho Central e o Largo dos Pescadores. Mas os cortejos partem de diversos lugares, como a Praça José Bonifácio e a Praça da Boyes.
Na noite de sexta-feira começa a folia, com show de Sandra Rodrigues no Largo dos Pescadores às 20h.
No sábado, o Bloco da Sapucaia anima a folia no Engenho central às 14h. A programação segue até as 22h com a banda Bafo de Onça. Outra opção para o sábado é acompanhar o Bloco do Mestre Ambrósio que se concentra às 16 na Praça da Boyes e segue até o Largo dos Pescadores, onde, a partir das 20h, começa o show de Patrícia Ribeiro.
No domingo é a vez do Bloco Pira Pirou ocupar a Praça José Bonifácio às 14h que segue em cortejo até o Largo dos Pescadores. Lá, às 19h30 será a vez do Blogo Peixe Caipira e Telma Sturion e Banda animarem a festa. No Engenho Central haverá roda com Samba & Prosa às 14h30. E à noite, a partir das 19h30, o comando fica com Juca Ferreira, banda Ziriguidum e Carlinhos o cavaco.
Os amigos do bar Dolores resolveram formar o Bloco do Amor e saem na segunda-feira da Praça da Boyes em direção ao Largo dos Pescadores. A concentração começa às 18h e o cortejo sai às 19h30. No Engenho Central o grupo Oitava Cor se apresenta a partir das 20h com um repertório de músicas populares.
O Bloco da Ema fecha o carnaval de rua de Piracicaba na terça-feira, com ritmos nordestinos, em especial o maracatu, incorporando ritmos nordestinos às tradições piracicabanas. A concentração começa às 17h em frente ao Sesc e segue em direção ao Largo dos Pescadores. O show de encerramento do carnaval oficial da Prefeitura, com Elaine Teotônio, foi transferido para o Engenho Central, às 20h.
A prefeitura informou que adolescentes até 17 anos só poderão entrar no Largo e no Engenho com a apresentação de um documento oficial com foto; passarão por um cadastramento e receberão uma pulserinha de identificação. Está proibida a entrada de coolers e caixas de isopor e todos foliões passarão por revista antes de entrar.
Programação no Sesc
Já o Sesc organizou a Programação Eu quero é botar meu bloco na rua para o carnaval 2020 em Piracicaba, sempre às 16h no ginásio, com entrada gratuita e classificação livre.
No primeiro dia, sábado, o Bloco da Ema se apresenta com ritmos nordestinos, como frevo, maracatu, coco e ciranda.
Depois, no domingo, é a vez da Banda do Mestre Ambrósio, no primeiro ano sem o carnavalesco que lhe dá o nome; no repertório estão sambas-enredo e marchinhas que marcam nossas lembranças.
Na segunda-feira, o Bloco do Boçais resgata grandes sambistas como Noel Rosa, Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini.
Fechando o carnaval do Sesc na terça-feira, a irreverência do Bloco da Salomé, formado por integrantes da República Pocilga em homenagem à ovelha que era mascote dos estudantes. Também são as clássicas músicas de carnaval que marcam esta última tarde.
Carnaval de Salão
Também há boas opções de salão. O Clube de Campo de Piracicaba, por exemplo, preparou programação para quatro noites e duas matinês. O destaque é o Carnaval das Marchinhas que acontece na segunda-feira, dia 24. A programação do clube é gratuita para os sócios, exceto as mesas para o Carnaval das Marchinhas. Já os não sócios devem comprar os ingressos. Veja a programação do carnaval no Clube de Campo.
[…] Mas se você também quiser curtir um samba, não deixe de ver a programação que está disponível aqui no Da Janela […]