Teatro São José

    Fachada do Teatro São José (provavelmente década de 1930)
    Fachada do Teatro São José, provavelmente década de 1930. (Foto: acervo pessoal de Edson Rontani Júnior, autoria desconhecida)

    O Teatro São José é uma antiga e bela casa de espetáculos em Piracicaba. O teatro, inaugurado em 1927, preserva várias características originais, entre elas parte da fachada e as pinturas do teto. O teatro é vizinho do Palacete Barbosa, compondo um rico conjunto histórico e cultural no coração do Centro de Piracicaba. Por isso o imóvel foi tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba).

    O projeto arquitetônico é de Orlando Carneiro e os afrescos do teto foram pintados pelo artista plástico Bruno Sercelli. Ambos foram contratados pelo coronel Barbosa Ferraz, um grande fazendeiro de Piracicaba no início do século 20. Ele era promotor de reuniões sociais com a elite piracicabana em seu palacete na Praça José Bonifácio. Portanto, na década de 1920, se propôs a construir em Piracicaba uma sala de teatro de grande qualidade para atender à elite da época.

    História do Teatro São José

    Quando foi inaugurada, a sala possuía 1002 lugares na plateia e cerca de outros 500 divididos em camarotes, frisas, balcão e anfiteatro. Atualmente, o salão não possui cadeiras fixas, podendo ser utilizado tanto para público sentado como de pé.

    Desde que foi inaugurado, o Teatro foi utilizado também para a exibição de filmes. E foi ai, em 1929, que ocorreu a primeira exibição de filme sonoro em Piracicaba. Por este motivo, o local também foi conhecido como Cine São José.

    Em 1962 o teatro foi comprado pelo Clube Coronel Barbosa que manteve no local intensa programação com espetáculos e bailes. O Clube foi criado em 1940, três anos depois da morte de Barbosa Ferraz, uma homenagem aos encontros que ele promovia com amigos em seu palacete.

    Em 1968, o piso do teatro foi nivelado e o fosso da orquestra inutilizado, deixando a sala mais adequada à realização de bailes que para apresentação de peças e filmes.

    Em 2002, a fachada do Teatro passou por uma obra de recuperação, mas o restauro não se estendeu à parte interna, que sofre com a degradação. O uso intenso por décadas com bailes, festas e shows provocou estragos no piso, na pintura do teto, nas paredes. Atualmente, a recuperação é feita pelo clube com recursos próprios, sem uma grande intervenção de restauro.

    Hoje o Teatro São José é utilizado para shows e festas. As apresentações teatrais e exibições de filmes ocorrem em outros espaços na cidade, como Teatro Losso Netto, Teatro do Engenho, Sesc, Sesi e Cinema do Shopping Piracicaba.

    Uma visita ali pode valer pela programação cultural que oferece ou apenas para conhecer o espaço arquitetônico.

    Fonte: Teatro e cinema em Piracicaba: a história do Cine São José, de Natasha Hernandez de Almeida

    Teatro São José
    R. São José, 799 - Centro, Piracicaba - SP

    Próximos eventos neste local

  • Nenhum evento nesse local.

  • Deixe um comentário