Praça José Bonifácio

    Catedral de Santo Antônio na Praça José Bonifácio (Foto: Diocese de Piracicaba)
    Catedral de Santo Antônio na Praça José Bonifácio (Foto: Diocese de Piracicaba)

    A história da Praça José Bonifácio tem relação direta com a formação de Piracicaba. Sua formação foi planejada ainda no século 18, quando o povoado de Constituição – antigo nome da cidade – deixou a margem direita do rio e veio para a margem esquerda.

    Evidentemente, naquela época não era nada parecido com o que podemos encontrar hoje. Mas as bases para a formação da praça estavam lançadas.

    Hoje, a praça possui alguns interessantes atrativos. O que mais chama a atenção é a Catedral, pelo seu tamanho e imponência. Construída no estilo neorromântico tardio possui duas torres facilmente reconhecida pelos Piracicabanos. Constitui-se, assim, parte da identidade recente dos moradores da cidade.

    Recente, pois esta é a quinta igreja construída no local desde a mudança do povoado para aquele lado da cidade em 1784. As construções anteiores foram demolidas para dar lugar à mais moderna. A atual Catedral começou a ser construída em 1946 e foi finalizada em 1961. Você pode conhecer um pouco mais da história da Catedral aqui.

    Na praça é realizada a feira de artesanatos, de terça a sábado, com várias opções para compras. Para as crianças, uma particularidade: passeios em miniaturas de carros.

    Mais um pouco da história da Praça

    Antigo Jardim Público de Piracicaba, hoje Praça José Bonifácio: (Foto: Acervo da Câmara Municipal)
    Antigo Jardim Público de Piracicaba, hoje Praça José Bonifácio: (Foto: Acervo da Câmara Municipal)

    O que hoje se conhece por Praça José Bonifácio já foi um conjunto de três praças: Largo da Matriz, Jardim Público e Largo do Teatro. Ali, as primeiras construções foram todas demolidas ao longo dos anos. A primeira Igreja de Santo Antônio, a antiga Câmara Municipal e o Teatro Santo Estevão. Nenhum destes prédios chegou aos dias atuais.

    Mas nem por isso a praça perde seu valor histórico e cultural. O atual coreto, por exemplo, está onde no século 19 havia um pelourinho para castigar negros escravizados.

    A praça também está repleta de imateriais. Ali se realizam festas diversas, sendo a principal a Festa de Santo Antonio, em junho. A praça também é palco de manifestações políticas e de movimentos sociais.

    No seu entorno estão várias agências bancárias e comércio local. Há também alguns prédios históricos, como o Palacete Coronel Barbosa, contíguo ao Teatro São José.

    Serviço

    Feira de Artesanato: de terça a sexta, das 10h às 17h; sábados, das 10h às 14h.

    Praça José Bonifácio
    Praça José Bonifácio, Centro, Piracicaba - SP

    Próximos eventos neste local

  • Nenhum evento nesse local.

  • Deixe um comentário