Estação da Paulista

    Estação da Paulista (Foto: Câmara Municipal de Piracicaba)
    Estação da Paulista: construção de 1922 hoje é um Centro Cultural (Foto: Câmara Municipal de Piracicaba)

    O belo prédio inaugurado em 1922 para servir de estação de trens hoje abriga o Centro Cultural Estação da Paulista Antônio Pacheco Ferraz. O entorno do prédio, onde antes passavam os comboios de passageiros e cargas, é agora um parque urbano.

    O conjunto recebe manifestações culturais como teatro, dança, música e oficinas pedagógicas. Há também espaço para crianças, como brinquedão, playground. Para completar, pista de caminhada e ciclovia em meio a um agradável jardim.

    Embora a fachada do prédio esteja em boas condições, os trilhos dos trens já não existem mais.

    História da Estação da Paulista

    Estação da Paulista na década de 1940
    Estação da Paulista na década de 1940

    Piracicaba já possuía um ramal ferroviário da companhia Ytuana/Sorocabana quando no início do século 20 a companhia paulista resolveu explorar o transporte na cidade. Em 1922 foi inaugurada a linha que ligava à cidade de Americana, criando um eixo que passava por Campinas e chegava a São Paulo. A bitola larga (1,6 m) permitia esta integração com os ramais já existentes que levavam à capital. Devido à chegada da Paulista, Piracicaba passou a ser uma das poucas cidades do interior do estado a ter linhas e estações de trem de duas companhias diferentes.

    A história da Paulista como estação durou pouco mais de meio século. Foi em 1977 que a Paulista desativou o transporte de passageiros e o uso do prédio da estação. O transporte de cargas seguiu fraco até acabar nos anos 1990.

    O patrimônio da Paulista foi transferido à Fepasa (estadual) e posteriormente à RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima). Em 1996 a estação foi tombada pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba). Finalmente, em 2006, a Prefeitura entregou a recuperação do prédio e deu a ele a atual destinação.

    Serviço

    Telefone: (19) 3402-7373
    Horário de funcionamento: diariamente, das 5h às 21h.

    Estação da Paulista
    Av. Dr. Paulo de Moraes, 1423, Paulista, Piracicaba - SP

    Próximos eventos neste local

  • Nenhum evento nesse local.

  • Deixe um comentário