No Engenho Central de Piracicaba tudo é imponente. Os prédios, a história, a beleza, a paisagem. Por isso mesmo é um patrimônio histórico e cultural da cidade, passagem obrigatória para os turistas que vêm à cidade.
O complexo do Engenho é utilizado para exposições, shows, festas, peças de teatro, além de sediar a Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo. Não bastasse tudo isso, fica na margem direita do Rio Piracicaba. Juntos, formam um dos mais conhecidos cartões postais da cidade.
Complexo arquitetônico do Engenho Central
A antiga fábrica de açúcar que deu origem ao Engenho Central foi construída no início da década de 1880 e era propriedade do Barão de Resende (Estêvão Ribeiro de Sousa Resende). Os enormes prédios abrigavam moderno maquinário importado para processamento da cana-de-açúcar. Já se vislumbrava a implantação de sistemas mecanizados que substituiriam a mão de obra de escravos.
O engenho de açúcar funcionou até 1974 e em 1989 a área foi considerada de utilidade pública e tombada pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) de Piracicaba. O conjunto também foi tombado pelo Condephaat (estadual) e está em processo de tombamento pelo Iphan (federal).
Apresentações culturais
É difícil ir ao Engenho Central de Piracicaba e não encontrar uma atividade cultural interessante em curso. O espaço abriga inúmeras atividades que se desenvolvem ao longo do ano, com o Salão Internacional do Humor de Piracicaba (que ocorre anualmente e tem sede em um dos galpões do Engenho).
Também ali ocorrem anualmente a Festa das Nações e a encenação da Paixão de Cristo. Um dos galpões abriga o Teatro Erotídes de Campos, com capacidade para 422 pessoas. Apresentações da cultura tradicional de Piracicaba (como cururu, samba de lenço, batuque de umbigada) também ocorrem esporadicamente no local.
Complexo turístico
O Parque do Engenho Central está integrado a outros pontos turísticos de Piracicaba, formando um importante polo de atração de pessoas de diversos locais do país. Em 1992 foi construída a Ponte Pênsil, outro cartão postal de Piracicaba, que une o Engenho à região Central da cidade passando sobre o Rio Piracicaba.
O Engenho é vizinho do Parque do Mirante, fica à margem do Rio Piracicaba. Por meio de uma ponte para pedestres, pode-se chegar à Rua do Porto e ao Parque da Rua do Porto (e por dentro deste, chega-se à unidade do Sesc).
É vizinho também do Elevador Turístico Alto do Mirante, de onde pode-se ter uma bela vista da cidade e do Rio Piracicaba.
Serviço
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 22h
Telefone: (19) 3403-2600
Acesso também pela Passarela Pênsil (Av. Beira Rio), pela Passarela Estaiada (Av. Beira Rio) e pelo Bosque do Morato (Ponte do Morato).
Engenho Central
Avenida Maurice Allain, 454, Piracicaba - SP