A Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” tem em seu acervo mais de 70 mil volumes. Entre eles estão livros didáticos, literatura infanto-juvenil e um grande acervo de jornais e revistas. Também há uma biblioteca em braile e o prédio é acessível a pessoas com deficiência. Em todo o espaço – e na praça ao lado – há wifi para acesso à internet. Desde 2010 a Biblioteca de Piracicaba funciona em prédio próprio, na rua Saldanha Marinho. A mudança de prédio deu lugar também a um processo de informatização do sistema de gestão. O acervo pode ser consultado neste link.
Serviços oferecidos
A biblioteca oferece diferentes serviços aos seus usuários:
- Biblioteca Infantil “Thales Castanho de Andrade”
- Hemeroteca
- Biblioteca em Braille
- Arquivo e leitura de jornais microfilmados
- Sala com acervo de livros e revistas antigos
- Sala com acervo de materiais bibliográficos de Piracicaba
- Anfiteatro
- Hall de exposições
- Salas de estudo
- Café
Atividades desenvolvidas
A biblioteca realiza regularmente diversas atividades, preferencialmente ligadas à literatura:
- Oficinas
- Palestras
- Exposições
- Feira de livros usados
Atividades externas
- Programa Educativa nas Letras, veiculado pela Rádio Educativa FM 105,9, aos sábados das 9h às 10h. A produção e a apresentação é dos professores Alexandre Bragion e Josiane Maria de Sousa.
- Ônibus Biblioteca no parque da Rua do Porto aos domingos das 8h30 às 13h e também com atividades educativas e culturais nos bairros e praças da cidade.
- Posto do Acessa São Paulo com internet gratuita no Centro Cultural Estação da Paulista.
- Biblioteca Comunitária Dona Angelina Cordova Garcia Leal, que fica no Centro Comunitário da Vila Industrial.
Empréstimo de livros na Biblioteca de Piracicaba
Apenas usuários cadastrados podem emprestar livros. Já a consulta dentro da biblioteca é permitida a todos.
Como fazer o cadastro:
- apresentar um documento com foto (carteira de identidade, RG escolar do ano, carteira profissional, certidão de nascimento);
- apresentar comprovante de residência em Piracicaba atual ou de até 2 meses anteriores (recibo de água, luz, telefone, aluguel ou aviso bancário), em próprio nome ou em nome dos pais ou responsável legal;
- no caso de menores de 14 anos, os pais ou responsáveis devem preencher e assinar a ficha de autorização.
- O cadastro é gratuito e tem validade de 1 ano. Para renovar o cadastro, o usuário deve apresentar um comprovante de residência em Piracicaba atualizado.
É permitido o empréstimo de até 3 livros pelo prazo de 14 dias corridos. O empréstimo pode ser renovado até 2 vezes, desde que o livro não esteja reservado para outro usuário. A renovação é feita presencialmente.
Em caso de atraso na devolução, é cobrada multa diária por volume atrasado.
Microfilmes
A hemeroteca da Biblioteca de Piracicaba tem um grande acervo de jornais piracicabanos que ajudam a contar a história da cidade. Conheça o acervo:
- Jornal de Piracicaba – Microfilme de agosto de 1900 a dezembro de 1995, arquivo encadernado a partir de 1996 até os dias atuais;
- Gazeta de Piracicaba – Microfilme de Janeiro de 1891 a julho de 1938;
- Gazeta de Piracicaba do Grupo RAC e Lourenço Tayar – Desde a primeira edição em 2003 até os dias atuais;
- Folha de Piracicaba – Microfilme de maio de 1961 a março de 1968;
- A Tribuna Piracicabana – Arquivada a partir de 1995 até os dias atuais;
- Diário de Piracicaba, Jornal o Povo, Jornal Momento São Paulo e Diário da Manhã São Paulo – microfilme com poucas edições;
- Diário Oficial do Município de Piracicaba.
História da Biblioteca de Piracicaba
A Biblioteca de Piracicaba foi criada em maio de 1939 na gestão do interventor municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Na época, o atendimento ao público era feito no prédio da Câmara Municipal e no acervo constavam 837 livros. O primeiro diretor foi o pesquisador e historiador Leandro Guerrini.
A biblioteca passou por diversos prédios no século passado. Somente em 2010 o acervo ganha espaço próprio, onde a biblioteca está instalada hoje.
Quem foi Ricardo Ferraz de Arruda Pinto?
Tabelião de notas, Ricardo Ferraz de Arruda Pinto nasceu em Piracicaba em 1887. Estudou na Faculdade de Direito de São Paulo, mas não concluiu o curso. Dedicou-se depois à administração de fazendas da família. Em 1932, atuou na Revolução Constitucionalista.
Em 1936 assumiu o Cartório de Registro Civil da Vila Rezende e no mesmo ano foi eleito Conselheiro Municipal pelo Partido Republicano. Em 1938 foi nomeado prefeito pelo interventor estadual, Adhemar Pereira de Barros, cargo que exerce até 1940.
No campo da educação e cultura suas principais obras foram a criação das escolas de Ibitiruna e a Dr. João Conceição, o Diretório Municipal de Geografia e a Biblioteca Pública Municipal.
Morreu em 22 de outubro de 1968 aos 81 anos. Seu nome foi dado à biblioteca em 1991.
Serviço
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 18h.
Telefone: (19) 3433-3674
Email: bibliotecamunicipal@piracicaba.sp.gov.br
Visite: Site ou Facebook
Biblioteca de Piracicaba
R. Saldanha Marinho, 333 - Centro, Piracicaba - SP