Centenário de Cacilda Becker: Itaú Cultural traz duas obras sobre a atriz

Espetáculo Viva Cacilda! Felicidade Guerreira! (Foto: Luisa Bonin)
Espetáculo Viva Cacilda! Felicidade Guerreira! (Foto: Luisa Bonin)

Data: 10/06/2021 - 13/06/2021
Horário: Dia inteiro
Local:
Link: Site do Itaú Cultural
Ingressos: Sympla
Classificação: Sem informações

De 10 a 13 de junho (quinta-feira a domingo), o Itaú Cultural apresenta, no Palco Virtual de teatro, celebrações e novos formatos de exibição de produções cênicas. Dentro das comemorações pelo centenário de nascimento da atriz Cacilda Becker (1921-1969), o diretor Eduardo Figueiredo mostra, em primeira mão, o projeto Cacilda… por ela mesma! com leitura ao vivo de Leona Cavalli. O Coletivo Takamakina de Teatro apresenta o recém-estreado Viva Cacilda! Felicidade Guerreira! com resgates e flashes da visão feminina da atriz homenageada na política.

Transferidos dos palcos para as telas, o grupo Sobrevento faz uso do teatro de objetos para tratar da vulnerabilidade e de sonhos inalcançáveis. O Grupo Carmin mostra a versão virtual da premiada A Invenção do Nordeste, propondo a desconstrução da imagem estereotipada do nordestino. Depois das exibições, estes dois últimos ficam disponíveis por um período no YouTube do Itaú Cultural – o primeiro, de 12 a 20 de junho, e o segundo de 13 a 27 do mesmo mês.

Integralmente on-line e gratuito, o Palco Virtual é realizado de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h, pela plataforma Zoom. Todas as apresentações são seguidas por conversas do público com diretores e elencos. Os ingressos devem ser reservados via Sympla. Para mais informações, basta acessar itaucultural.org.br.

A leitura inédita de Cacilda… abre a programação na quinta-feira, dia 10. O texto conduzido por Leona – que também assina a dramaturgia ao lado de Erikah Barbin – dá voz a uma das mais importantes atrizes do teatro brasileiro. O espetáculo traz um recorte sobre a vida e carreira de Cacilda, a partir de trechos das entrevistas dela e de amigos que compuseram o livro Uma atriz, Cacilda Becker, de Maria Tereza Vargas e Nanci Fernandes. Por isso, a apresentação conta com as participações especiais dos atores Maurício Machado e Marco Antônio Ferraz, no papel de personagens importantes de sua vida.

Depois do grande sucesso no espetáculo Cacilda! no fim da década de 1990, Leona leva à cena vários depoimentos do livro, adaptados para a leitura. A homenagem traz, ainda, referências de espetáculos de Cacilda Becker, como Pega Fogo, de Jules Renard e Alma Winemiller, e Anjo de Pedra, de Tennesse Williams, ambos de 1950.

O olhar sobre a marcante trajetória da artista segue na programação de sexta-feira (dia 11), com Viva Cacilda! Felicidade Guerreira! monólogo interpretado pela atriz Isabella Lemos, do Coletivo Takamakina de Teatro. Roteirizado e dirigido por Lenise Pinheiro, o espetáculo tem como ponto de partida o texto de Zé Celso Martinez Corrêa para a montagem Cacilda! de 1998, unido ao interlúdio escrito por Lenise especialmente para esse trabalho. O resultado é um resgate da vida e obra de Cacilda e flashes de sua visão feminina na política.

Tendo como pano de fundo fotografias de acervo de Lenise e imagens capturadas no início dos anos 1990 no apartamento então desocupado na Avenida Paulista onde viveram Cacilda, Walmor Chagas, seus filhos e o cachorro Fió, a atriz Isabella Lemos estabelece uma relação direta e ininterrupta com o espectador. A narrativa é entrecortada por áudios gravados pelo ator Marco Ricca, que, entre outros papeis, assume a voz do encenador Ziembinski, e de José Miguel Wisnik, autor da canção tema de abertura e encerramento. A trilha original foi criada pelo maestro Marcelo Pellegrini.

Virtual

No final de semana, o Palco Virtual do Itaú Cultural dá ao público a oportunidade de conferir no ambiente on-line produções que já estiveram em temporadas nos palcos presenciais. É o caso de , do Grupo Sobrevento, que estreou na Sala Itaú Cultural, em São Paulo, em 2015. A peça volta à programação da organização, agora virtual, no sábado, dia 12. Nesta versão, traz novos olhares sobre a temática do espetáculo, contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2013-2014. Depois da exibição, a peça ficará por um mês disponível para ser assistida a qualquer momento no YouTube do Itaú Cultural, contando, além de Libras, com audiodescrição.

Em formato teatro de objetos para adultos, aborda questões atuais, redimensionadas com a pandemia: desumanização, solidão e isolamento nas grandes cidades. Cinco personagens, apresentam-se em diferentes situações, partindo sempre de objetos que, retratados exatamente como o que são, terminam por transformar-se em elementos poéticos e metafóricos. Nesse encontro profundo e comovente com o público, ganham destaque a fraqueza, a vulnerabilidade, a insegurança, a fragilidade e os sonhos de pessoas que estão em busca de algo que não alcançam.

A programação fecha no domingo, 13, com A Invenção do Nordeste, que também traz um olhar e formato atual ao espetáculo de repertório do Grupo Carmin. Estreado em 2017 e gravado em vídeo em março de 2021 – ficando, depois, disponível por dois meses no canal da organização no YouTube –, o espetáculo aborda o surgimento e a trajetória histórica da região Nordeste, propondo a desconstrução da imagem estereotipada sobre o lugar.

Obra homônima de Durval Muniz, inspirou a diretora Quitéria Kelly a escrever a peça, motivada por reações xenófobas durante as eleições de 2014. Naquele texto, ela viu, um ponto de partida para refletir as divisões sociais brasileiras. Em sua peça, um diretor é contratado por uma grande produtora para selecionar um ator nordestino para interpretar um personagem nordestino. Os dois atores que participam da seleção final começam a refletir sobre sua identidade, cultura, história pessoal. Descobrem que ser e viver um personagem nordestino não é tarefa simples.

Texto: Itaú Cultural

Como chegar Map Unavailable

Coloque na sua agenda iCal 0 As informações sobre os eventos (datas, horários, preços etc.) são de responsabilidade dos promotores e podem ser alteradas por eles em aviso prévio. Confirme as informações com os promotores previamente.

Veja mais eventos

Deixe um comentário