Causos de Pescadô: histórias caipiracicabanas no Youtube

Causos de Pescadô, com Edvaldo‌ ‌Oliveira da Cia Espetaquêra de Artes
Causos de Pescadô, com Edvaldo‌ ‌Oliveira da Cia Espetaquêra de Artes (Foto: divulgação)

Data: 24/06/2021 - 27/06/2021
Horário: 20:00
Local:
Link: Youtube do Causos de pescadô
Ingressos: Gratuito
Classificação: Livre

A estreia do espetáculo teatral virtual Causos de Pescadô acontece nesta quinta, dia 24, e terá quatro apresentações até o dia 27 de junho. As exibições acontecerão na plataforma Youtube, às 20 horas.

A iniciativa é da Cia. Espetaquêra, que foi contemplado pela Lei Emergencial Aldir Blanc, através da Secretaria Municipal da Ação Cultural. A direção do espetáculo é de Carlos ABC.

O projeto é composto por duas temporadas e apresenta duas histórias, cada um com quatro dias de veiculações, no canal da Cia. Espetaquêra de Artes. O Causo número 1 será apresentado neste final de semana e o segundo Causo de 1ª a 4 de julho.

Os vídeos contam com legenda para acessibilidade auditiva e cada um tem 25 minutos de duração. A classificação indicativa é livre, e o público alvo é formado por todos os interessados no universo caipira, regionalismo, estudantes e pesquisadores de diferentes culturas e manifestações artísticas, historiadores, jovens, adultos e idosos.

Na sexta-feira (25) haverá também um bate papo com a equipe envolvida, falando acerca do processo que é fonte de pesquisa do espetáculo.

Baseada na cultura piracicabana, a narrativa adotada na dramaturgia do espetáculo vem formulada em conversas de pescadores, com seus sotaques, dificuldades de utilização da tecnologia, e claro: seus causos!

Toda a encenação se dá através de uma chamada de vídeo entre dois velhos amigos e é o entrelaçamento das histórias de pescaria com outras histórias do cotidiano que acabam compondo um amplo imaginário e cenário simbólico mediante os quais a vida é (re)significada, especificamente em tempos de pandemia.

“O objeto da pesquisa foi a comunidade ribeirinha de Piracicaba e o jeito peculiar de se falar. O sotaque piracicabano ‘é uma grife do Estado de São Paulo’”, comenta Carlos ABC. “O dialeto é o primeiro bem imaterial tombado pelo órgão do patrimônio histórico municipal, que já registra 120 bens tombados na cidade, na maioria imóveis, logradouros e monumentos”, completou o diretor do espetáculo.

A história merece atenção: a relação com os rios já foi fundamental para a maioria das cidades erguidas em volta de cursos d’água; ao longo do tempo, a pescaria passou por profundas transformações, mas essa prática importou, sobretudo, esses causos que nos permitem adentrar as lembranças e imaginação desses pescadores. “Eu cresci ouvindo as histórias contadas por meus tios e principalmente pelo meu pai, Pedro de Oliveira. Me aprofundei e me inspirei também no Cecílio Elias Netto, que muito contribui para o cenário ‘caipiracicabano’”, conta Edvaldo Oliveira, ator do espetáculo e também quem assina a dramaturgia.

Amigos há vários de anos, os personagens Pedro e Tito se veem impedidos de se encontrar e estar próximos ao Rio Piracicaba que tanto amam, onde sempre fizeram aquilo que mais gostam: pescar e contar causos. A solução encontrada pelas filhas é fazer uma chamada de vídeo para que os dois possam amenizar a agonia que o isolamento social traz. Mesmo com toda dificuldade de se adaptar diante da imposição tecnológica, nessa conversa demonstra-se toda peculiaridade de uma vida ribeirinha, com sua cultura e religiosidade.

Ficha técnica

Direção:‌ ‌Carlos‌ ‌ABC‌ ‌
Dramaturgia:‌ ‌Edvaldo‌ ‌Oliveira‌ ‌
Música:‌ ‌Antônio‌ ‌Chapéu‌ ‌e‌ ‌Carlos‌ ‌ABC‌ ‌
Elenco:‌ ‌Antônio‌ ‌Chapéu,‌ ‌Edvaldo‌ ‌Oliveira,‌ ‌Simone‌ ‌Rosa‌ ‌e‌ ‌Viviane‌ ‌Souza‌ ‌
Direção‌ ‌de‌ ‌vídeo‌ ‌e‌ ‌edição:‌ ‌Lina‌ ‌Agifu‌ ‌
Produção‌ ‌Executiva:‌ ‌Anelisa‌ ‌Ferraz‌

Serviço

Espetáculo teatral virtual “Causos de Pescadô”
Veiculação online: Causo 1 – 24 a 27 de junho / Causo 2 – 1ª a 4 de julho
Bate papo: 25 de junho, às 20h30
Local: Youtube Cia. Espetaquêra de Artes/causosdepescado
Valor: Acesso gratuito
Mais informações: (19) 9 8128-7378 (WhatsApp) ou causosdopescado@gmail.com

Como chegar Map Unavailable

Coloque na sua agenda iCal 0 As informações sobre os eventos (datas, horários, preços etc.) são de responsabilidade dos promotores e podem ser alteradas por eles em aviso prévio. Confirme as informações com os promotores previamente.

Veja mais eventos

Sem eventos

Deixe um comentário