Jornalistas criam “Caminhos Erico Verissimo” em expedição pelo Rio Grande do Sul

Roteiro Caminhos Erico Verissimo

O casal de jornalistas Gloria Cavaggioni e Wanderley Garcia vai se aventurar em uma expedição literária traçando o que eles chamam de Caminhos Erico Verissimo. A proposta é fazer uma imersão no universo da vida e da obra do escritor gaúcho (1905-1975), autor de O Tempo e o Vento, Olhai os Lírios do Campo e Incidente em Antares, entre outras obras.

O material produzido ao longo de 13 dias de percurso pelo Rio Grande do Sul será publicado nos perfis que o casal administra @dajanelacultural (Facebook e Instagram) e também no site dajanela.com.br.

A expedição começa oficialmente no dia 27 de janeiro, quando chegam a Porto Alegre de avião. De lá eles devem percorrer cerca de 2 mil quilômetros de carro, chegando próximo às fronteiras com o Uruguai, no sul do estado, e com a Argentina, no oeste.

“Fazer este roteiro é um sonho de cerca de 30 anos, quando li pela primeira vez O Tempo e o Vento. A obra me fascinou pela forma como Verissimo conta a história da formação do Rio Grande do Sul e do povo gaúcho”, conta Wanderley, que é mineiro, mas mora em Campinas (SP).

Para a piracicabana Gloria, a oportunidade de fazer a viagem é uma experiência que reúne a paixão em conhecer lugares e o prazer do contato com a arte. “Vamos fazer tudo aquilo que mais gostamos, que é visitar lugares diferentes, mas apreciando e conhecendo mais a literatura de Erico Verissimo”.

O casal pretende compartilhar a experiência com o público por meio do site e das redes sociais. Enquanto estiverem em solo gaúcho, farão registros do dia a dia da expedição. Mas depois que voltarem prometem organizar o material em formato de vídeos e crônicas de viagem. “Não pretendemos fazer um guia, mas outras pessoas podem se inspirar na nossa experiência para conhecer os lugares que visitamos e que estão associados à vida e à obra do escritor”, diz Gloria.

Roteiro de Caminhos Erico Verissimo

O roteiro ainda está sendo construído e segundo Wanderley não será totalmente fechado. “Temos um roteiro inicial e vamos ajustando à medida que o Caminhos Erico Verissimo avança. Temos certeza de que será na própria viagem que vamos descobrindo as melhores trilhas”, comenta.

O roteiro inicial prevê passagens por:
Porto Alegre: cidade onde Verissimo viveu a maior parte de sua vida e escreveu muitas de suas obras;
Bagé: onde está a cidade cenográfica construída para o filme O Tempo e o Vento (2013);
Alegrete: terra natal do amigo e poeta Mario Quintana.
São Borja: cidade pertencente aos Sete Povos das Missões e terra natal dos presidentes Getúlio Vargas e João Goulart.
São Miguel das Missões: ruínas da Missão Jesuítica, um dos marcos da origem do enredo de O Tempo e o Vento;
Cruz Alta: cidade natal do autor, onde está a Casa e Museu Erico Verissimo.

Aqueles que desejarem seguir o Caminhos Erico Verissimo nas redes sociais podem acompanhar pelo Facebook @dajanelacultural e pelo Instagram @dajanelacultural.

Os jornalistas

Wanderley Garcia é jornalista e mestre em Ciência da Informação pela Puc-Campinas e doutor em Educação pela Unimep, onde foi professor por 14 anos. Atualmente é assessor parlamentar na Câmara de Campinas. É criador e editor do site dajanela.com.br.
Gloria Cavaggioni foi bailarina e professora de balé. É jornalista e mestre em Educação pela Unimep, criadora e colaboradora do site dajanela.com.br.

Quer receber informações da expedição Caminhos Erico Verissimo? Mande um zap! 19-98970-9502.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome