Itaú Cultural abre inscrições para mais um edital

Agora é a vez do audiovisual, as inscrições vão de 15 a 17 de junho

Edital audiovisual do Itaú Cultural
Serão 200 trabalhos selecionados; cada um receberá R$3 mil Foto: Gloria Cavaggioni

O Itaú Cultural abre entre segunda e quarta-feira (15 a 17 de junho) as inscrições para um edital de audiovisual. Depois dos chamamentos para artes cênicas, música, artes visuais, literatura e poesia surda, o Itaú Cultural abre convocatória para um recorte de profissionais no setor audiovisual.

Saiba um pouco sobre a situação dos músicos em Piracicaba

A iniciativa é parte do Arte como respiro: múltiplos editais de emergência, projeto da instituição que tem como foco apoiar artistas que atuam isoladamente e, com a quarentena, têm o potencial de divulgar seus trabalhos reduzido.

“Acreditamos que o edital emergencial possa contribuir um pouco para estimular esses profissionais e para ajudar na circulação de recursos na economia criativa, que a cultura e a arte ajudam a alimentar”(Claudiney Ferreira).

As inscrições devem ser realizadas a partir das 9h da segunda-feira, 15 de junho, exclusivamente nesta página até às 23h59 da quarta-feira, dia 17 de junho. Você pode conhecer o edital aqui.

Tema

Descobertas e/ou redescobertas é a proposta da instituição. Os organizadores acreditam que o tema está na essência da existência humana e, naturalmente, faz parte do enredo de tantos filmes entre prazeres, dores, afetos, desafetos, medos, ousadias, saberes, histórias, objetos, espaços, percepções da vida e demais possibilidades.

“Da infância à velhice, todos os dias é possível aprender algo novo ou enxergar algo com um novo olhar, com novos parâmetros. A proposta é fazer as pessoas apresentarem um pouco dessas suas experiências em materiais criados, a partir dessa provocação ou que já existiam, que abordam essa vivência” (Claudiney Ferreira).

“A paralisação e o cancelamento das atividades presenciais afetaram o setor cultural como um todo e a área de audiovisual não fica de fora. Sets de filmagem estão parados e gravações e produções foram canceladas”, observa o gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura, Claudiney Ferreira. “ conclui ele.

Critérios e seleção

Devem se inscrever profissionais atuantes na área de audiovisual, em funções criativas ou técnicas, há no mínimo um ano. Apenas será aceito um vídeo por inscrição e CPF, embora possam ser inscritos trabalhos em coautoria, desde que quem o inscreva seja um deles e detentor de todos os direitos de imagem, autorais e de exibição do vídeo. Além da aderência ao tema Descobertas e/ou Redescobertas, é necessário que o vídeo seja finalizado com até três minutos de duração, seja ele de ficção, documentário ou experimental.

Os trabalhos serão selecionados por colaboradores das áreas artísticas do Itaú Cultural, considerando-se, além dos critérios subjetivos e poéticos, a aderência ao tema, o cumprimento dos requisitos de participação e a análise da atuação profissional do proponente na área de audiovisual, de acordo com as informações fornecidas no formulário de inscrição.

Neste edital, serão contemplados até 200 trabalhos e cada um receberá o valor bruto de R$3 mil. Os nomes dos selecionados serão divulgados no site do Itaú Cultural no dia 14/7; com possível prorrogação a depender do volume de inscrições. A instituição não se responsabiliza por inscrições que não sejam concluídas nas últimas horas do dia 17 de junho de 2020 em razão de congestionamento do sistema, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados ou o upload de arquivos.

Serviço:

Arte como respiro: múltiplos editais de emergência – Audiovisual
Inscrições: 9h de 15 de junho até as 23h59 de 17 de junho
Link para inscrições 
Anúncio dos selecionados: até 14 de julho no site do Itaú Cultural, podendo haver prorrogação, a depender do volume de inscrições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome