Belize e Bermudas documentam o isolamento em videoclipe

Banda lança audiovisual da música Embaça com imagens de integrantes, amigos e parentes em quarentena

Cena do clipe Embaça de Belize e Bermudas (foto: reprodução)
Belize e Bermudas: videoclipe de Embaça traz imagens de integrantes, parentes e amigos em casa durante a epidemia (foto: reprodução)

A banda Belize e Bermudas decidiu transformar o isolamento social de seus integrantes, amigos e familiares em um videoclipe documental da música Embaça. Impossibilitados de fazer a produção com gravações externas em Piracicaba, como programado, os músicos partiram para o uso de imagens da quarentena para elaborar o audiovisual da canção.

Da Janela selecionou várias opções culturais para a quarentena.

O resultado é uma divertida compilação de momentos parecidos com o que milhões de pessoas passam nesta grave crise com a epidemia do novo coronarívus (covid-19). Em uma semana, 34 pessoas, entre integrantes da banda e pessoas próximas a eles, produziram as imagens captadas dentro de casa em Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Piracicaba, Campinas, Rio Claro e São Paulo.

O videoclipe você pode ver aqui ou também no perfil da banda no Instagram.

O uso de imagens amadoras, ao contrário da produção profissional, foi uma opção como reforço da necessidade de manter o isolamento social e marca a adesão da banda à campanha Fique em Casa.

A produção do clipe

“Nós estávamos planejando as gravações para o fim de março. Para não adiar o lançamento, tivemos esta ideia de um clipe alternativo, que tem um ar documental e será um importante registro do que estamos vivendo” (Luís Gustavo Resende Gaiotto, vocalista).

Além de Luís Gustavo, a banda é formada por Leon Botão (guitarra e vocal), Vinícius Costa (baixo) e Marcos Vinícius Barbosa (bateria).

As imagens levaram menos de uma semana para serem compiladas. Com os vídeos caseiros (desculpem o trocadilho), direção, roteiro e edição do clipe ficou a cargo do guitarrista Leon, que contou com elementos gráficos da ilustradora Pietra Polo, do projeto Ilustra Pi. Ela, inclusive, é uma das participantes do clipe.

“É um registro do tempo que vivemos e um exemplo de como podemos usar a tecnologia a nosso favor de maneira positiva. ‘Embaça’ é uma música que fala, entre altos e baixos, de amor. Então nosso objetivo foi traduzir esse som nas imagens enviadas a nós com tanto carinho” (Leon Botão).

Embaça (texto enviado pela banda)

A música “Embaça”, que embala o clipe documental, tem a produção musical assinada pelos irmãos Keops e Raony, reconhecidos nacionalmente pelo trabalho com a banda Medulla e também pelo novo projeto solo, que leva o nome da dupla. Os produtores adicionaram ao som influências que vão do rock ao tecno brega paraense, tendo como principais referências nomes do Norte e Nordeste do país, como Duda Beat, Felipe Cordeiro e Jaloo.

A gravação foi feita em apenas dois dias, no Studio Cabrera, em Americana/SP. A captação e mixagem é de Tiago Camargo, integrante da banda americanense Vício, expoente da nova geração musical da RPT (Região do Polo Têxtil).

Quem é Belize e Bermudas?

Belize e Bermudas (foto: divulgação)
Belize e Bermudas nasceu em Piracicaba e é formada por Luís Gustavo Resende Gaiotto. A banda é formada ainda por Leon Botão (guitarra e vocal), Vinícius Costa (baixo) e Marcos Vinícius Barbosa (bateria) (foto: divulgação)

Belize e Bermudas é uma banda piracicabana que tem conquistado espaço no cenário alternativo da região de Campinas. O grupo lançou entre 2017 e 2019 três singles e um EP, “Cabreragem”, viabilizado pelo projeto “Na Íntegra”, do Sesc Piracicaba, onde o álbum foi lançado. O grupo carrega influências de diversos gêneros da música brasileira, com pitadas de indie rock e elementos da guitarrada do Pará.

A banda passou ainda por palcos como o Augusta 339 e A Morada, em São Paulo; Estação Cultural, Casarão e Engenho Central, em Piracicaba; Garapa Fest, Hup Fest e Desapaixonados, em Americana; Hey Bull Dog, em Campinas; e Philarmônica, em Rio Claro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome